terça-feira, 15 de novembro de 2016

O que a Coreia fez e o Brasil não


José Pio Martins




Um dos mais extraordinários exemplos de crescimento econômico e superação da pobreza no Pós-Guerra é a Coreia do Sul. Há 70 anos, o país era pobre. Em 1945, foi dividido em dois: a Coreia do Norte, que permanece uma ditadura comunista miserável e atrasada até hoje; e a Coreia do Sul, que assombrou o mundo com seu desenvolvimento e continua a dar lições de como crescer e progredir.

Com 50 milhões de habitantes, a Coreia tem renda per capita de US$ 30 mil, contra US$ 11 mil do Brasil. É um dos países mais desenvolvidos do mundo, que se destaca por sua moderna indústria nacional, altas tecnologias e elevado nível de bem-estar social. Com população quatro vezes maior, o Brasil não tem uma única marca de veículos genuinamente nacional; somos compradores dos produtos das coreanas Hyundai e Kia, além de outras gigantes, como Samsung e LG.

CAPITALISMO
Para começar, após o fim da guerra contra a vizinha do norte, a Coreia do Sul abraçou o capitalismo sem pruridos ideológicos, enquanto o Brasil nunca foi verdadeiramente capitalista e sempre viu a economia de mercado com certa desconfiança. O governo coreano definiu que seu escopo seria a fixação da estratégia de crescimento econômico e a criação de condições para a modernização capitalista. As reformas que vieram a seguir tiveram essas duas diretrizes como base, e o país teve um surpreendente surto de desenvolvimento a partir dos anos 1970.

O êxito coreano deve-se, entre outros, a cinco fatores: a reforma agrária implantada no Pós-Guerra, que diminuiu sensivelmente a pobreza rural; o programa educacional, com maciços investimentos na educação de base, sem a cultura bacharelesca latino-americana; a adoção do planejamento familiar; a abertura para o exterior e a priorização de indústrias voltadas à exportação; investimentos pesados em infraestrutura de transportes, comunicações e tecnologias de ponta.

A Coreia entendeu que o motor do crescimento econômico é a empresa, não o Estado, e que a figura central da criação de riqueza é o empreendedor, e não o burocrata estatal. Curiosamente, a Coreia demorou para estabilizar seu sistema de governo, após titubear sob governantes autoritários e tumultos políticos. No ranking internacional, o país é considerado o mais inovador do mundo, o que somente é possível pelo respeito reverencial ao pesquisador, ao inventor, ao empreendedor e ao educador.

Já o Brasil não se libertou da cultura bacharelesca (que valoriza mais as letras do que a tecnologia), do apego subserviente ao Estado (que desconhece a expressão “satisfação do cliente”, mesmo vivendo à custa deste) e da aceitação envergonhada da economia de mercado. Nosso país tem uma relação esquizofrênica com o capitalismo. Adotamos o sistema, mas tratamos mal o seu principal ator – o empresário –, não conseguimos entender a lei da oferta e da procura e seguimos acreditando, ingenuamente, que, para cada problema individual, há sempre uma solução estatal.

EDUCAÇÃO
Contudo, a grande revolução coreana foi na educação. Ao dar ênfase à educação das mulheres, uma legião de trabalhadoras qualificadas foi formada, e a explosão populacional foi contida. Ao priorizar a educação de base, o analfabetismo foi vencido, e a competência técnica foi adquirida. Ao concentrar os recursos (sempre escassos) no ensino tecnológico e no domínio das matemáticas, uma multidão de trabalhadores tecnicamente preparados lançou o país ao sucesso econômico.

*JOSÉ PIO MARTINS é economista e reitor da Universidade Positivo.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos