quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como se forma o ouro? Como são descobertas novas jazidas?



Esse metal raro e precioso surgiu do mesmo jeito que todos os outros elementos químicos: por causa de uma fusão nuclear. "No período de formação do Sistema Solar, 15 bilhões de anos atrás, núcleos dos átomos de hidrogênio e hélio, os elementos mais simples, combinaram-se a altíssimas temperaturas, dando origem a elementos mais complexos, como o ouro", afirma o geólogo Roberto Perez Xavier, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Terra, formada há 4,5 bilhões de anos, o ouro apareceu na forma de átomos alojados na estrutura de outros minerais. Mas a quantidade é muito pequena. Para se ter uma idéia, na crosta terreste - a camada mais superficial do planeta - em cada bilhão de átomos, apenas cinco são de ouro. As jazidas apareceram milhões de anos atrás, criadas pela ação de processos geológicos que modificaram a cara da superfície terrestre, como vulcões e erosões.
O resultado é que o ouro hoje pode ser encontrado e extraído tanto de minas subterrâneas - a até 1,5 quilômetro de profundidade - quanto de minas e garimpos a céu aberto - onde o metal é retirado a apenas 50 metros da superfície - ou mesmo do leito de um rio. Quando uma rocha contendo ouro é encontrada, ela precisa ser tratada quimicamente para que o mineral se separe de outros elementos. "Nas jazidas, a concentração de ouro é de apenas alguns gramas por tonelada extraída", afirma Roberto. Não é à toa que a produção mundial é pequena: cerca de 2 500 toneladas por ano. Para encontrar novos depósitos de ouro, os geólogos precisam de um arsenal de informação. "Primeiro, imagens de satélite apontam, no terreno, ou falhas geológicas ou a presença de certos minerais e rochas que indicam a ocorrência de uma jazida. Depois, é preciso fazer um mapeamento geológico da região, com coleta de amostras de rochas, solo e sedimentos para analisar as áreas que podem ter o metal.
Se houver alguma certeza, é hora de furar o terreno. Aí, uma boa dose de sorte também ajuda", diz Roberto.
O mapa da minaO Brasil é o 12º no ranking de extração do metal
A África do Sul lidera o ranking dos países que mais extraem ouro. O Brasil, 12º colocado, possui seus depósitos mais importantes em Carajás (PA), Tapajós (MT e PA), Crixás (GO), Rio Itapicuru (BA) e na região do Quadrilátero Ferrífero (MG). A tabela abaixo mostra os outros países de maior extração e quantas toneladas saem por ano de cada um deles
1º África do Sul - 474
2º Estados Unidos - 365
3º Austrália - 313
4º Canadá - 165
5º China - 161
6º Indonésia - 139
7º Rússia - 127
8º Peru - 89
9º Uzbequistão - 81
10º Gana - 73
11º Nova Guiné - 63
12º Brasil - 55
Valores de 1998, em toneladas
Fonte: Simpósio Internacional de Ouro (ago. 1998); Gold Survey 1999
Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos