sábado, 26 de maio de 2012

Xenofobia em charges





A xenofobia pode ser entendida como um tipo de aversão a estrangeiros, considerados, de forma preconceituosa, inferiores, impuros ou com outras caracterizações negativas.
O problema da xenofobia ocorre mais mais intensamente em alguns países desenvolvidos, sobretudo nos que recebem um grande contingente de imigrantes provenientes dos países pobres. As reações contrárias à permanência dos imigrantes em alguns países europeus e nos Estados Unidos preocupam as autoridades mundiais, todos os anos, vários casos de agressões físicas e verbais e outros tipos de violência contra estrangeiros são registrados em decorrência desse tipo de preconceito.
Além dos atos de agressão e discriminação latentes, a xenofobia pode prejudicar a luta pela igualdade de direitos e oportunidades a todos os cidadãos, sejam eles nativos, estrangeiros ou mesmo descendentes de estrangeiros, dificultando a garantia de melhores condições de vida para a população.
O fortalecimento de partidos políticos de extrema direita na Europa e o aumento de atos repressivos contra imigrantes, principalmente dos que vivem na clandestinidade, aumentam a intolerância e as ações xenófobas, o que prejudica a convivência pacífica entre os povos.

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos