segunda-feira, 16 de abril de 2012

Se eu fosse uma capivara... como seria?

LUISA MASSARANI
Ilustrações Mariana Massarani

Se eu fosse uma capivara...
Embora a capivara seja terrestre, água é tudo de bom para este bicho! Excelente nadadora, adora dar um mergulho e pode ficar debaixo d´água por vários minutos. Até dormir na água consegue, deixando só o focinho para fora!

Não é à toa que a capivara vive perto de rios e lagos, na América do Sul e Central.

Seu prato predileto é capim e ervas. Tem poucos --mas grandes-- inimigos, como anacondas, pumas, onças e alguns jacarés maiores. E os seres humanos, que gostam de comer sua carne e usar seu couro para fazer sapatos e bolsas.

Existem muitas capivaras que conseguem se virar mesmo em ambientes alterados pelos seres humanos. Até em cidades grandes e poluídas como São Paulo ou Rio de Janeiro, é possível dar de cara um destes bichos que, aliás, são bem dóceis.

As capivaras gostam de viver em grupos grandes, de uns 20 indivíduos. Pode chegar a 100 animais vivendo juntos. Em geral, no grupo há de um a quatro machos dominantes, fêmeas e filhotes.

O olfato é um sentido muito importante para estes bichos: o macho tem uma glândula na cabeça da qual sai uma substância que deixa um cheiro, indicando que ali é o território dele.

Para achar seu namorado ou sua namorada, a capivara assovia. Será que as pessoas que fazem "fiu, fiu" na rua tem um "quê" de capivara?

Uma fêmea tem seus bebês pelo menos duas vezes ao ano. Pode nascer de uma a oito 'capivarinhas'.

A mãe fica grávida por uns cinco meses e ela organiza creches para cuidar de seus filhotes. Já pensou, que fofo, um monte de 'capivarinhas' juntas?

Os filhotes nascem com 1,5 quilos (equivalente a um pacote e meio de açúcar). Em seis meses, podem pesar 20 quilos, ou seja, 20 pacotes de açúcar. Quando adulto, pode chegar até uns 80 quilos, o peso de um homem adulto.
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos