quarta-feira, 7 de março de 2012

Notícias Geografia Hoje

Lua foi a maior vilã do naufrágio do Titanic, dizem pesquisadores
Maré rara e excepcionalmente alta teria deslocado icebergs
Cena do filme Titanic reproduz o momento do naufrágio
DIVULGAÇÃO

RIO - A principal causa do naufrágio do navio Titanic não estava no mar, mas no céu. O iceberg que atingiu o navio no dia em 14 de abril de 1912, num acidente que causou a morte de 1.500 pessoas, foi parcialmente perdoado pelos cientistas, que identificaram novo culpado: a Lua.
Uma combinação extremamente rara de fatores astronômicos, incluindo a maior aproximação da Lua em relação à Terra em 1.400 anos, provocou uma maré excepcionalmente alta em janeiro de 1912, dizem os pesquisadores, em trabalho publicado na revista “Sky & Telescope”. No dia 4 de janeiro de 1912, o satélite natural atingiu seu ponto mais próximo da Terra em apenas seis minutos de uma Lua cheia.
Este fenômeno raro aconteceu apenas um dia depois de a Terra ter feito sua maior aproximação anual ao Sol. A combinação destes fatores provocou a maré alta, com capacidade de deslocar um grande número de iceberg de águas rasas. Isto ocorreu com a antecedência exata para atingir o Titanic em abril: três meses.
- Eles estavam na velocidade máxima em uma região com icebergs, o que realmente afundou o navio. Porém, a posição lunar pode explicar como um número extraordinariamente grande de icebergs entrou no caminho do Titanic – explica o professor Donald Olson, da Texas State University, ao “Telegraph”. - Não pretendemos saber exatamente onde o iceberg do Titanic estava em janeiro de 1912, ninguém pode saber isto, mas o cenário é plausível e cientificamente razoável.
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos