segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Notícias Geografia Hoje


Hubble inicia censo da matéria escura

Enviado por Cesar Baima
O telescópio espacial Hubble deu início ao primeiro grande “censo” da matéria escura do Universo. A partir da observação das distorções na luz de galáxias distantes provocadas por gigantescos aglomerados também de galáxias em seu caminho até a Terra, os astrônomos vão estudar a distribuição desta misteriosa substância nestes aglomerados.

Os aglomerados de galáxias estão entre as maiores estruturas conhecidas no Universo mantidas juntas pela força da gravidade. Graças a isso, eles agem como gigantescas lentes cósmicas, amplificando, distorcendo e entortando a luz que passa, um efeito conhecido como lente gravitacional. Na imagem, por exemplo, está o aglomerado MACS J1206.2-0847 (ou simplesmente MACS 1206), localizado a 4 bilhões de anos-luz da Terra (veja aqui versão em alta resolução). Dentro dela, os astrônomos identificaram 47 imagens multiplicadas de galáxias bem mais distantes. Ele é um dos 25 aglomerados do tipo que farão parte deste primeiro levantamento, que até agora já analisou seis deles.

Segundo as teorias atuais, a matéria escura responde por cerca de 25% de tudo que há no Universo. O restante seria composto pela ainda mais misteriosa energia escura (70%) e apenas 5% de matéria “comum”, que serve como bloco de construção de todas as galáxias, estrelas, planetas e até nós mesmos. Apesar de representar boa parte da massa do Universo, a matéria escura não pode ser observada diretamente, só sendo detectada por meio de sua ação gravitacional sobre a matéria comum e as alterações no espaço-tempo que ela provocada, como a distorção na luz de objetos distantes.
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos