domingo, 3 de abril de 2011

Pontos culminantes (mais altos) do Brasil

Pico da Neblina

    O IBGE concluiu, novas medições de sete pontos culminantes (mais altos) brasileiros, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME). O trabalho teve como principal objetivo rever as altitudes dos pontos mais elevados do País, utilizando recursos mais modernos e novas tecnologias, como o GPS (Sistema de Posicionamento Global) - sistema de navegação e posicionamento por satélite. A missão do IBGE nesta campanha, da qual participaram um técnico especializado em Geodésia e dois engenheiros-cartógrafos, além dos militares responsáveis pela logística, foi retratar com precisão o território brasileiro.

    Localizam-se no estado do Amazonas o primeiro e o segundo maiores pontos culminantes: Pico da Neblina e Pico 31 de Março. Na terceira colocação, está o Pico da Bandeira, situado no Espírito Santo. Em Minas Gerais, localiza-se o quarto maior ponto culminante, o Pico da Pedra da Mina. O pico das Agulhas Negras está situado no Rio de Janeiro e ocupa a quinta posição. O sexto maior ponto, o Pico do Cristal, encontra-se no estado de Minas Gerais. Na sétima colocação, está o Monte Roraima, que se situa no estado de Roraima.

    Após as novas medições, a suspeita, que já existia, pôde agora ser confirmada pelo IBGE: o Pico da Pedra da Mina, localizado no município de Passa-Quatro, Minas Gerais, é mais elevado do que o Pico das Agulhas Negras, pertencente a Itatiaia, no Rio de Janeiro. Antes de 2004, a última medição dos pontos culminantes havia sido feita na década de sessenta pelo Ministério das Relações Exteriores, através da Primeira Comissão Demarcadora de Limites. Naquela época, utilizou-se o barômetro, instrumento criado no século XVII para indicar a pressão atmosférica, a altitude e prováveis mudanças do tempo.

    NomeLocalidadeEstadoAltitudes Novas(m)**
    1º. Pico da NeblinaSerra ImeriAM2.993,78
    2º. Pico 31 de MarçoSerra ImeriAM2.972,66
    3º. Pico da BandeiraSerra do CaparaóES2.891,98
    4º. Pico da Pedra da MinaSerra da MantiqueiraMG2.798.39
    5º. Pico das Agulhas NegrasSerra do ItatiaiaRJ2.791,55
    6º. Pico do CristalSerra do CaparaóMG2.769,76
    7º. Monte RoraimaSerra do PacaraimaRR2.734,06


Nenhum comentário:

Geografia e a Arte

Geografia e a Arte
Currais Novos